Metodologia

A solução

A Neutralize Carbono é uma empresa que surgiu com a finalidade de propor uma solução real e definitiva para neutralizar emissões de carbono, e sendo assim, desenvolveu um método de neutralização através da alocação definitiva de créditos de carbono.

Créditos de Carbono, ou Reduções Verificadas de Emissões, são certificados que atestam que um projeto ambiental efetivamente reduz suas emissões de gases do efeito estufa (GEE) ou captura esses gases da atmosfera, logo investir em créditos de carbono para neutralizar emissões garante uma contribuição real e mensurável no combate ao aquecimento global.

Essa é uma técnica eficaz, pois permite que o mercado faça a alocação dos recursos de modo mais eficiente, e pelo fato dos créditos de carbono serem verificados por terceira parte, garante uma neutralização mais confiável e segura.

A Neutralize Carbono não realiza plantio de árvores, pois o plantio traz diversos benefícios ambientais, mas infelizmente não sequestra carbono como seria desejável; o tempo necessário é muito longo e não há como garantir que o estoque de carbono seja definitivo.

Acesse credibilidade e entenda por que não o plantio para combater as mudanças climáticas.

Mecanismo da solução

A neutralização de emissões com créditos de carbono funciona da seguinte forma: de um lado existem projetos ambientais certificados que capturam ou deixam de emitir GEE na atmosfera, gerando assim os créditos de carbono. Do outro lado estão as atividades que emitem GEE como realização de eventos, viagens aéreas e uso de equipamentos elétricos.

Em síntese a neutralização é feita em 2 etapas:

1. Conhecer
A Neutralize Carbono estima as emissões das atividades em um determinado intervalo de tempo e em acordo com as recomendações da norma ABNT NBR ISO 14064:2007, permitindo que se saiba o volume de emissões a neutralizar.

2. Mitigar
Tendo a estimativa das emissões, a Neutralize Carbono aloca uma quantidade de Reduções Verificadas de Emissões, equivalentes à quantidade de CO2e gerada pela atividade, de forma definitiva, seguindo os preceitos da norma ABNT NBR 15.948:2011.

 

O Certificado
Para cada cliente é gerado um certificado de neutralização de emissões com um número de registro único que permite rastrear toda a história do crédito de carbono usado na neutralização, desde as informações de concepção de projeto, até cada etapa de auditoria, relatórios de monitoramento, verificação, certificação e neutralização. A documentação é pública e livremente acessível, assegurando a confiabilidade, robustez e transparência da solução apresentada.

Desta forma, a neutralização através de créditos de carbono traz mais confiabilidade e resultado efetivo, pois os créditos são provenientes de emissões comprovadamente reduzidas e em conformidade com os mais rigorosos padrões de registro e monitoramento que existem.