Inventário de emissões

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa

A gestão de carbono está se tornando um aspecto cada vez mais importante nas agendas corporativas, sendo que muitas empresas já tem tomado importantes iniciativas para lidar com suas emissões.

A elaboração do inventário de emissões é fundamental para as empresas e outras instituições compreenderem o perfil de suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e o volume de emissões que suas atividades emitem na atmosfera. A partir deste monitoramento é possível a implementação de ações consistentes, com o objetivo de promover metas de redução e a neutralização das emissões da organização.

O inventário de emissões é elaborado a partir de normas e metodologias internacionais como a ABNT NBR ISO 14.064:2007, IPCC Guidelines e o GHG Protocol. Seu desenvolvimento requer que sejam seguidas algumas etapas e requisitos, a fim de se ter um documento passível de verificação e comparação com outros inventários.

As estratégias corporativas para a nova economia de Baixo Carbono devem integrar o planejamento, a implementação e a operação das atividades empresariais de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável da empresa. A elaboração desses inventários e a colocação em prática de medidas para efetivamente reduzir as emissões de GEE tornam-se praticamente obrigatórias quando pensamos na possibilidade de fixação de metas de redução de emissões, ainda que não obrigatórias, segundo as legislações sobre o assunto.