Evento neutro em carbono

O que é um evento neutro em carbono?

Um evento neutro em carbono é aquele que teve suas emissões de gases de efeito estufa contabilizadas – através de um inventário de emissões – e neutralizadas através da alocação definitiva de créditos de carbono.

As principais fontes de emissões de um evento são: consumo de combustíveis fósseis em geradores de energia ou no preparo de alimentos, consumo de energia elétrica e transporte/deslocamento de materiais e pessoas.

Como fazer para tornar seu evento neutro em carbono?

A Neutralize Carbono utilizada ferramentas baseadas na norma ABNT NBR ISO 14.064:2007 para inventariar emissões de eventos. A obtenção das informações necessárias para as estimativas é realizada através de um formulário contendo dados das características do evento. 

Após a contratação do serviço, é feita a alocação definitiva de créditos de carbono em nome do evento, ou seja, uma quantidade de créditos de carbono equivalente às emissões estimadas é cancelada em nome do evento, garantindo que aqueles créditos não possam mais utilizados para outro fim. Cada crédito de carbono equivale a uma tonelada de gases de efeito estufa que deixou de ser emitida para a atmosfera.

Por que tornar o seu evento neutro em carbono?

A neutralização de emissões com créditos de carbono é uma ação concreta de combate ao aquecimento global, pois representa um investimento em projetos ambientais certificados que utilizam tecnologias mais limpas que as convencionais, efetivamente reduzindo as emissões de carbono para a atmosfera.

Algumas cidades, como São Paulo e Campinas, já exigem a compensação de emissões para eventos realizados em parques públicos. Além disso, a neutralização de carbono demonstra o alinhamento de discurso e prática para empresas com política de sustentabilidade definida, podendo ser também um facilitador para captação de patrocínios.